Aprendendo Japonês

Dicas para iniciar os estudos.

Olá amigo(a)! Espero contribuir de alguma forma para o seu aprendizado, que o pouco que sei da língua japonesa sirva para que você melhore ou alcance seus objetivos. Trabalhei 10 anos no Japão como a maioria de vocês, e sei das dificuldades de estudo para os dekasseguis, falta de tempo para estudar devido a muitas horas extras (zangyo- ざんぎょう), cansaço devido ao trabalho, falta de material para estudo, etc.
Aprender japonês ou qualquer outra língua requer dedicação e clareza nos objetivos, então siga as dicas abaixo para começar com pé direito:

1) Determine o PORQUÊ: É óbvio que todos tem um objetivos, mas esse objetivo deve estar claro em sua mente, exemplo, ir para o Japão ganhar dinheiro; ganhar dinheiro e fazer o que ? Montar algum negócio; a pergunta óbvia, você planejou? Creio que a maioria não planeja, pois não estava claro os objetivos em sua mente. Assim, da mesma forma, funciona o aprendizado de uma língua, saiba o PORQUÊ para manter-se motivado para o aprendizado e planeje seus objetivos baseado nesse PORQUÊ.

2) Aja AGORA: A procrastinação é um veneno tanto para o aprendizado como na vida de uma pessoa, deixar para depois algo que pode ser feito agora, é perda de tempo. Então siga meu conselho, comece AGORA, e verá que valerá a pena.

3) Tenha FOCO: Uma lanterna diversa a luz para várias direções,desperdiçando muita energia, já um feixe de luz, concentra toda sua energia em um foco, faça como um feixe de luz, foque primeiro em um objetivo, exemplo, aprender hiragana, pois sabendo ler, aumentará seu vocabulário para poder falar e comunicar-se melhor com os japoneses.

4) Vença o COMODISMO: Esqueça o medo de errar, todo mundo que foi iniciante em uma língua já passou por situações embaraçosas, exemplo: Fui comprar um creme de barbear e acabei comprando um mousse para cabelo.

5) Fale SOZINHO: Quando você não tem alguém para treinar, essa opção é muito boa, reforça frases e palavras novas na sua mente, além de encorajar você e a falar com mais fluência.

6) Crie o HÁBITO: Velho ditado: "O hábito faz o monge", a prática contínua fortalece a sua memória, pois formam conexões estáveis e duradouras na sinapse, entre os neurônios que ficam em contato uns com os outros. Então pratique e repita, e faça disso um HÁBITO.

7) Seja CRIATIVO: Invente uma maneira divertida de aprender brincando, crie cenas divertidas em japonês, escreva um mangá, insira palavras em japonês no seu vocabulário cotidiano, escute músicas japonesas, etc.

8) IMERSÃO: Entre de cabeça no aprendizado, tente vivenciar as oportunidades de conversação e escrita, use o smartphone com dicionário, e vá em frente, você vai CHEGAR  LÁ.

9) Use a técnica POMODORO: De maneira simplificada, faça da seguinte maneira:
1) Determine um tempo de estudo (inicialmente 15 minutos)
2) Concentre-se somente nos estudos, desligue o celular, TV ou qualquer fonte de distração.
3) Inicialmente comece com 1 sessão de 15 min., depois aumente gradativamente até o 6 sessões.
4) Após cada sessão, presentei você mesmo com uma recompensa, pode ser um copo de café, uma barra de chocolate, assistir TV, etc. Fazendo dessa forma, o cérebro entende que uma coisa que não é prazerosa inicialmente torna-se devido a recompensa.

Bom agora, chega de conversa e GAMBARÉ!

A língua japonesa possui três tipos de escrita: o Hiragana, o Katakana e o Kanji. O Hiragana e o Katakana são símbolos fonéticos e cada caractere representa uma sílaba. Acredito que aprender primeiro o hiragana e katakana, seja  o primeiro passo para imergir no mundo japonês de maneira prática.

RECOMENDAÇÕES:
1) Ouça a pronuncia das letras, pratique a escrita e veja os exemplos.
2) Pratique em sessões de 15 minutos, uma ou mais  vezes ao dia, NÃO ESQUEÇA DA RECOMPENSA!
3) Pratique o estudo durante 2 semanas, se estiver preparado, pode fazer o teste no item TESTE HIRAGANA.
4) TENHO CERTEZA QUE VOCÊ CONSEGUE, VÁ EM FRENTE!

O curso de hiragana é divido em duas partes para facilitar a assimilação.

Agora clique no botão Hiragana e pratique as lições:

Aprendendo Hiragana (parte 1/2)

CLIQUE AQUI

FACILITANDO A VIDA DA COMUNIDADE BRASILEIRA NO JAPÃO.

Se você gostou, clique no botão para compartilhar

Baixe o nosso aplicativo com alguns cliques, e entre na nossa comunidade.

CLIQUE AQUI

Saiba onde estão as escolas brasileiras no Japão!

CLIQUE AQUI

Acesse a nossa página do facebook, de opiniões, sugestões e informações a nossa comunidade.

CLIQUE AQUI