sexta-feira, março 29, 2024
InícioCuriosidadesAs 8 máscaras mais tradicionais do Japão e seus significados

As 8 máscaras mais tradicionais do Japão e seus significados

As máscaras tradicionais japonesas são principalmente decorativas e estão disponíveis para venda em festivais e eventos do santuário. Outros são usados ​​durante certas danças xintoístas ou por atores que atuam no palco.

A maioria dessas máscaras são arquétipos emprestados de mitos, danças antigas ou teatro Noh , e se tornaram algumas das máscaras japonesas mais populares que você verá hoje.

  1. Mempo (máscara de samurai)

Mempo é conhecido como máscara de samurai, usada tanto para proteger os rostos dos guerreiros quanto para dar impressões de medo aos inimigos.

O Mempo começou a ser usado em guerras a partir do século XVI e foi feito por artesãos habilidosos usando ferro e couro lacado.

As máscaras eram decoradas com detalhes, como por exemplo, dentes falsos e outros apetrechos. Seus designs eram personalizáveis ​​de acordo com as preferências dos usuários.

  1. Máscara de Noh

Noh é um tipo de drama musical tradicional japonês. Como todos os papéis foram interpretados por atores masculinos, os personagens femininos e os velhos foram interpretados com máscaras. Hoje, as máscaras ainda são usadas no teatro Noh.

As máscaras Noh têm um design complexo. Eles mostram diferentes expressões faciais, dependendo do ângulo em que são visualizados.

Eles mostram tristeza de um ângulo, mas também mostram raiva de um ângulo diferente. Os atores Noh mudam de direção de seus corpos, dependendo da expressão facial que devem mostrar.

  1. Máscara Hyottoko

Hyottoko é um personagem bobo e infantil nas performances tradicionais japonesas com uma expressão facial engraçada no rosto. Sua boca é sempre arredondada e inclinada para um lado.

Esse recurso foi derivado de uma máscara de Usobuki usada em Kyogen (drama cômico tradicional japonês), e o nome Hyottoko foi originado de Hiotoko, que soprou fogo com um cano de bambu.

Danças com máscaras Hyottoko são tocadas em algumas regiões do Japão, como Miyazaki.

  1. Máscara Okame

As máscaras Okame, às vezes chamadas de Otafuku, demonstram uma personagem feminina com rosto redondo, nariz pequeno e design de cabeça pequena.

Eles são frequentemente referidos a uma versão feminina de Hyottoko, e Okame e Hyottoko geralmente aparecem juntos. Além disso, Okame é conhecido por trazer uma boa fortuna.

A origem das máscaras de Okame é derivada da dançarina mais velha, Ameno-uzume, apareceu no mito japonês, e o nome “Okame” está enraizado na forma de kame (jarra de água).

  1. Máscara Oni

Oni é um demônio, e suas máscaras são assustadoras, com longos dentes afiados e chifres. As máscaras geralmente são pintadas de vermelho, mas pintadas de outras cores, como azul, amarelo, verde ou preto.

Cada cor indica a calamidade que as pessoas querem superar. Vermelho é ganância, azul é ódio, amarelo é arrependimento, verde é doença e preto é resmungo.

As máscaras Oni são comumente usadas em Setsubun (literalmente “divisão das estações” , festival para espantar demônios), onde as pessoas expulsam a má sorte e convidam uma boa sorte jogando grãos de soja.

Este evento é realizado nos santuários e nas residências. Os pais usam máscaras para brincar de Oni e assustar seus filhos.

  1. Máscara Hannya

As máscaras Hannya são usadas no teatro Noh, representando demônios femininos. Eles são retratados como uma mulher com muito ciúme e ódio, com chifres longos, dentes afiados e olhos distorcidos.

As máscaras de Hannya à primeira vista parecem mostrar raiva e ciúmes, mas, ao mesmo tempo, se vistas de certo ângulo, parecem mostrar tristeza.

  1. Máscara Kitsune

Kitsune significa raposa. As máscaras de Kitsune são usadas pelos participantes ou participantes dos festivais xintoístas.

Historicamente, acredita-se que as raposas sejam criaturas mágicas que podem se transformar. Acredita-se que eles apareçam como um mensageiro de Inari, ou o Deus do arroz, do comércio e da prosperidade.

Então as raposas são uma figura importante nos festivais xintoístas envolvendo o deus. Dizem também que os próprios deuses aparecem como raposas.

  1. Máscara Tengu

Tengu é uma criatura lendária conhecida como deus ou demônio, que assustou os humanos devido ao seu forte poder de controlar o mundo.

Historicamente, tinha uma figura parecida com um pássaro, mas com o passar do tempo sua figura se transformou em humana, mas o bico permaneceu na forma de um nariz comprido.

Acredita-se agora que Tengu seja um protetor de montanhas. As máscaras de Tengu são usadas em muitos festivais e usadas para decorar santuários e templos, porque acredita-se que as mantêm afastadas de espíritos malignos e atraem boa sorte.

Hiro
Hiro
Tenho um grande fascínio e curiosidade sobre a cultura japonesa. Estou aprendendo e desejo compartilhar com todos através desse site.
Post Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais Populares

Translate »