Como alugar um carro no Japão

653
Google search engine

Alugar um carro é econômico, quando se viaja em grupo ou em locais interioranos onde o transporte não é eficiente.

Nas cidades grandes com trânsito intenso, não é vantajoso, pois os estacionamentos são muito disputados e caros. É melhor usar os transportes públicos, como trens, metrôs, ônibus e táxis em áreas metropolitanas.

Requisitos

Para alugar e dirigir um carro é necessário ter a idade mínima é 18 anos, possuir carteira de motorista japonesa ou uma licença de condução internacional (IDP).

A permissão internacional para dirigir não são emitidos no Japão e deve ser obtido no seu país de origem com antecedência.

São emitidos através da associação de automóvel do seu país.

A licença de condução internacional para estrangeiros só tem validade de um ano, mesmo se o IDP for válido por um período mais longo.

O Japão reconhece apenas as licenças com base na Convenção de Genebra de 1949, que são emitidos por um grande número de países.

Pessoas de países cuja autorização de condução internacional não são reconhecidos pelo Japão, deve obter uma carteira de motorista japonesa.

As principais empresas de aluguel de automóveis do Japão são Toyota Rentacar, Nippon Rentacar, Orix Rentacar, Nissan Rentacar e Ekiren.

Cada uma opera centenas de pontos de venda no Japão, oferecendo carros em todos os tamanhos e, em alguns casos, grandes vans, ônibus e trailers.

A maioria das empresas de aluguel de automóveis não têm sistemas de reserva em Inglês.

Porém, as mais importantes começaram a oferecer sistemas on-line de reservas em inglês ou pelo menos um número de telefone para reserva em Inglês.

Preços

As taxas de aluguel típicos por período de 24 horas são cerca de:

  • 5000 ienes para um carro sub-compacto
  • 7500 ienes para carros compactos
  • 10.000 ienes para carros de médio porte
  • 15.000 ienes para carros de tamanho completo
  • 20.000 ienes para vans

As taxas as vezes são mais caras durante os períodos de pico, especialmente em Hokkaido. Muitas empresas também oferecem taxas de locação mais curtas de até 6 ou 12 horas.

Em casos raros, as taxas são calculadas com base em dias corridos (meia-noite à meia-noite) em vez de períodos de 24 horas.

Os preços incluem quilometragem ilimitada, impostos e uma taxa de seguro obrigatório de 1000 ienes por dia que cobre danos materiais. Mas não cobre as taxas não operacionais decorrentes de danos ao carro.

Os carros devem ser devolvidos com tanque cheio e o pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou em dinheiro.

A maioria dos estabelecimentos de aluguel de automóveis permitem que os carros  sejam deixado em um local diferente.

Se o local é relativamente perto, algumas empresas não cobrará qualquer taxa adicional, mas se a localização é longe, há uma taxa extra.

Depende de cada empresa, as taxas tendem a ser bastante elevado para grandes distâncias. Por exemplo, elas podem variar de  10.000 ienes para um carro de Tóquio que foi deixado em Kyoto.

Nota-se que a maioria das empresas não permitem carros alugados dentro de Hokkaido para ser deixado fora de Hokkaido e vice-versa.

Há uma variedade de opcionais que podem ser alugado, como cadeiras de criança e os pneus de neve. Embora os pneus de neve são gratuitos durante o inverno e em regiões com neve no Japão .


Navegação GPS

A maioria dos veículos vêm com um sistema de navegação GPS embutido no painel. Os sistemas em alguns veículos pode ser configurado para exibir o mapa, menus e  instruções em Inglês.
Posto de gasolina

Postos de gasolina são encontrados por todo o Japão. Eles tradicionalmente oferece um serviço completo.

Muitos postos de gasolina ficam abertos durante a noite, enquanto outros estão abertos 24 horas.

Um litro de gasolina regular custa cerca de ¥ 130 (outubro de 2020), além de gasolina de alta octanagem e diesel também estão amplamente disponíveis.

O pagamento é possível através de cartão de crédito ou dinheiro.

Estacionamento

Estacionamento no centro das grandes cidades é muito caro, custando centenas de ienes por hora.

As taxas diminuem com o tamanho e a distância do centro da cidade. Em pequenas cidades e no campo, o estacionamento são muitas vezes gratuitos.

Os estacionamentos em parques nacionais ou próximo a atrações turísticas, por vezes, cobram uma taxa fixa (tipicamente 200 a 500 ienes por utilização).

Geralmente os hotéis urbanos  fornecem estacionamento para os seus hóspedes a uma taxa fixa (1000 yen por noite). Já os hotéis situados fora das grandes cidades, geralmente, oferecem estacionamento gratuito.

Além dos estacionamentos convencionais, você pode encontrar alguns estacionamentos diferentes no Japão.

Os primeiros são estacionamentos com elevador em que os carros são armazenados em torres.

Os motoristas são direcionados para estacionar o seu carro em um elevador, que armazena automaticamente o carro na torre.

Quando voltar, o carro será obtido através do elevador e devolvidas ao cliente.

O segundo tipo de estacionamento utilizam barreiras baixas debaixo dos carros que elevam-se para bloquear cada veículo individualmente.

Depois de ter pago a taxa de estacionamento (tanto em uma máquina central de pagamento ou no espaço de estacionamento), a barreira abaixa e você pode sair com o carro.

Este tipo de estacionamento é normalmente encontrado em torno de pequenos lotes urbanos.

Fonte: japan guide

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui