Como é o ensino obrigatório no Japão

Como é o ensino obrigatório no Japão (Guimu Kyoiku)

 

As crianças do Japão têm o direito de estudar durante 6 anos no Shogakko e 3 anos no Chugakko. Este é o Ensino Fundamental Obrigatório do Japão. O ano letivo japonês começa em abril e termina em março do ano seguinte e está dividido em três períodos, sendo o primeiro : abril à julho, o segundo : final de agosto à dezembro e o terceiro : janeiro à março. No final de cada período haverá as respectivas férias.

(1) Ensino Fundamental (Shogakko e Chugakko)

Todas as crianças registradas na prefeitura local poderão freqüentar as Escolas Municipais que são administradas pela prefeitura. A criança poderá frequentar as escolas do Ensino fundamentalⅠe Ⅱ correspondente ao bairro onde reside ( dependendo do caso na escola do bairro vizinho).

Durante o Ensino FundamentalⅠe Ⅱ, não há despesas com a mensalidade e com o livro didático, mas há despesas referentes às refeições, materiais escolares, etc.

As escolas Shogakko e Chugakko Municipais geralmente servem merenda.

O uso do uniforme será obrigatório a partir do ingresso no Chugakko.

No Sistema Educacional do Japão não há reprovação. De acordo com o Sistema Educacional Japonês, mesmo que o aluno não conheça o idioma japonês, deverá ingressar na classe dos colegas da mesma idade.

 

Reunião explicativa sobre a admissão escolar (Nyugaku Mae no Setsumei Kai)

Em geral, antes do início do período letivo (Shogakko e Chugakko), realiza-se uma reunião explicativa sobre a admissão escolar (Nyugaku Setsumei Kai). Nesta reunião, haverá explicações sobre os preparativos necessários, regulamentos da escola, conteúdo didático, etc. Quando uma criança com registro do endereço residencial se encontra na cidade, matricula-se na Escola de Ensino Fundamental, será enviado um aviso cartão postal (Hagaki) sobre o Exame Médico. A reunião explicativa sobre a admissão escolar será entregue pela escola onde foi feito a realização do Exame Médico.

Quando a criança estiver na 6ª série do Shogakko, receberá um aviso sobre a Reunião explicativa para a admissão no Chugakko. Para efetuar a matrícula na Escola de Ensino Fundamental, procure a Divisão de Educação Escolar, localizada na prefeitura.

 

Admissão escolar no decorrer do ano letivo (Ten-nyu)

No Japão, o ano letivo começa em abril, mas pode-se ingressar no decorrer do ano, ou seja, a criança poderá ingressar na Escola de Ensino Fundamental, a partir da época em que a família chegou ao Japão, independente do mês. Porém, mesmo que a criança não saiba escrever nem ler em japonês, deverá frequentar a classe equivalente à idade.

Para providenciar a admissão escolar no decorrer do ano, inicialmente faça os procedimentos de Registro de Estrangeiro, após este procedimento, procure a Divisão de Educação Escolar, localizada na prefeitura e apresente a Carteira de Registro de Estrangeiro da criança e dos Pais ou Responsáveis.

 

Orientação às crianças e alunos estrangeiros (Gaikokujin Jidou・Seito Soudan In・Shidou Kyouryoku Sha) (Quando não consegue comunicar-se bem em Japonês)

Quando ingressar na Escola de Ensino Fundamental e estiver com dificuldades de comunicação em Japonês, entre em contato com a escola, pois há locais onde existe um sistema de delegação de intérpretes  (em algumas cidades de Shizuoka-ken e Aichi-ken ).

Exemplo: Em Numazu (Shizuoka-ken), a solicitação do serviço deverá ser feita pela própria escola, que notificará o grupo de apoio da Região Leste da Shizuoka, (Seito Kyoikujimusho chiikishie ka ) ou na seção Gakko Kyoiku Ka da prefeitura de Numazu.

Este serviço será gratuito, entretanto o intérprete não poderá ir à escola todos os dias. Consulte o professor encarregado da sua criança.

Informações :

Diretamente na própria Escola

 

Transferência Escolar (Tenkou)

A transferência escolar poderá ser necessária por duas razões : mudança de endereço dentro da cidade e mudança de endereço para fora de cidade.

Em ambos os casos, será necessário notificar a escola que está frequentando atualmente e providenciar a transferência escolar apresentando a Carteira de Registro de Estrangeiro da Criança e dos Pais ou Responsáveis, junto a Divisão de Educação Escolar na prefeitura.  Quando for retornar ao País de origem, será necessário fazer um procedimento chamado Taigaku no tetsuzuki, para isso avise a Escola que está frequentando atualmente e depois avise a Divisão de Educação Escolar na prefeitura, a fim de providenciar os procedimentos para deixar de estudar (Taigaku no tetsuzuki).

Caso necessite do Histórico Escolar (Zai gaku shomeisho) do período em que esteve estudando no Japão, para dar continuidade nos estudos no País de origem, solicite-o junto ao professor encarregado.

 

Associação de Pais e Mestres (PTA) (Lê-se:Pi-Ti-E)

É uma associação formada pelos Pais (ou Responsáveis) e os Professores que realizam conversações sobre as crianças e a escola, visando promover um ambiente cada vez mais favorável à Educação.

A Associação de Pais e Mestres (PTA) é dividida em grupos e desenvolvem várias atividades.

Como as atividades variam conforme a Escola, todos os anos no início do ano letivo ou no início do período letivo, os Pais receberão um aviso referente ao assunto.

(2)Clube das crianças (Hoka go Jido Kurabu)(Quando os Pais ou Responsáveis não estão em casa durante o dia)

Em muitas cidades o Clube das Crianças tem como objetivo, oferecer um local para as crianças que frequentam o Ensino Fundamental I, passarem a tarde após o término da aula, quando os Pais ou responsáveis trabalham fora.

O horário normal de funcionamento é após o término da aula até às 18:00 horas, mas durante as férias longas, tais como as férias de verão, o horário de funcionamento será das 8:00 às 18:00 horas.

As despesas relacionadas com a orientação, merenda, materiais didáticos, seguro, taxa da Associação de Pais, etc., serão por conta dos Pais ou Responsáveis.

O Clube das Crianças não funciona no segundo, quarto e quinto sábados, aos domingos, feriados, final e início do ano, no dia 31 de março e no dia 1 ゚ de abril.

A inscrição deverá ser feita diretamente no Clube das Crianças.

(3)Associação das crianças (Kodomo Kai)

A Associação dos alunos do Shogakko, residentes no mesmo bairro é chamada Kodomo Kai. Estas Associações, fazem do bairro uma unidade e desenvolvem várias atividades.

Participe das atividades do seu bairro e aumente o seu círculo de amizades. Não deixe de participar.

 

Fonte: https://www.city.numazu.shizuoka.jp/living_in/portuguese

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios