Entenda a disputa territorial entre o Japão e a Rússia

No Japão é mencionada como Hoppō Ryōdo Mondai ( 北方領土問題) Disputa pelos Territórios do Norte  é uma disputa entre Japão e a Rússia sobre a soberania do Sul das Ilhas Curilas.

As quatro ilhas do Pacífico (Iturup, Kunashir, Shicotán e Jabomai) foram tomadas por tropas soviéticas em 1945, e o Japão diz que elas são suas.

Hoppō Ryōdo

Essa disputa por uma área, chamada pelos russos de “Curilas do Sul” e pelos japoneses de “Territórios do Norte”, impede a aproximação e a cooperação entre os dois países.

Desde os séculos 17 e 18, quando foram exploradas pela Rússia czarista, elas mudaram de mãos várias vezes. Em 1855, Rússia e Japão firmaram o Tratado de Shimoda, que dava aos japoneses soberania sobre as quatro ilhas, enquanto Moscou ficava com as outras mais ao norte.

No início da Segunda Guerra, 17 mil japoneses viviam nas ilhas. Em 1949, quatro anos depois de cair sob o controle soviético, todos os residentes japoneses haviam sido deportados.

O Tratado de Paz de San Francisco entre as Forças Aliadas e o Japão a partir de 1951 estabelece que o Japão deveria desistir de todas as reivindicações para as ilhas Curilas, mas também não reconhece a soberania da União Soviética sobre as ilhas Curilas. A URSS não assinou o Tratado de Paz de San Francisco. Além disso, o Japão atualmente afirma que pelo menos algumas das ilhas em disputa não são uma parte das Ilhas Curilas, e, portanto, não estão cobertas pelo tratado. A Rússia sustenta que a soberania da União Soviética sobre as ilhas foi reconhecida nos acordos seguintes ao fim da Segunda Guerra Mundial. No entanto, o Japão contesta essa afirmação.

A Rússia sugeriu devolver as duas ilhas mais ao sul, mas o Japão recusou, porque elas representam só 7% do território em disputa.

Um obstáculo ao acordo de paz é o fato do Japão exigir antes a devolução das quatro ilhas, e Moscou se recusa.

Após a desintegração da União Soviética, os dois países chegaram a se comprometer com um tratado para o ano 2000, mas nunca cumpriram a promessa.

Etorofu

Na foto os japoneses que ainda moravam na ilha.

Fonte: https://pt.wikipedia.org e http://www.bbc.com

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios