Entenda a forma de cumprimento usada no Japão

forma de cumprimento

Inclinar o corpo para frente é a forma de cumprimento usada no Japão, chamado de ojigi, e é cheio de significados. Dependendo de como é feito, pode apontar o grau de importância tanto de quem é cumprimentado quanto de quem cumprimenta. Este é um gesto amplamente utilizado em conjunto com saudações como “ohayo gozaimasu” (bom dia) e “konnichi wa” (Olá, boa tarde), bem como palavras de agradecimento ou pedido de desculpas. Expressa apreço e respeito à pessoa, é tão comum que os nipônicos se curvam mesmo quando falam ao telefone.

Há vários tipos de cumprimentos dependendo da ocasião. Mas, para todas elas, tem em comum inclinar o corpo a partir da cintura. Geralmente, a mulher coloca as mãos juntas sobre as coxas, já o homem mantém os braços ao longo do corpo. Para os japoneses, olhar diretamente alguém não é educado.

Esse cumprimento geralmente é classificados em três tipos, dependendo da inclinação  da curvatura da cintura. O mais casual é o “eshaku“, a cintura é geralmente dobrados em um ângulo de 15 graus. É comum abaixar levemente a cabeça e usar o “eshaku” ao trocar um cumprimento casual ou passar por alguém de um status social mais elevado. É claro que usar palavras por si só é suficiente, mas se você fizer um eshaku enquanto diz “arigato” (obrigado) a alguém que lhe mostrou bondade, o seu sentimento de gratidão vai ser mais sincero. O “keirei” geralmente é usado em interações de negócios. Neste caso o tronco inclina-se cerca de 30 graus, é usado ao entrar e sair da sala de recepção, salas de reuniões e em saudação aos clientes. O “saikeirei“, é o mais educada, consiste em abaixar o tronco cerca de 45 graus. Ele é usado para expressar sentimentos de profunda gratidão ou desculpas.

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios