O homem que impediu a destruição da Terra

Stanislav Petrov era um coronel russo que morreu aos 77 anos, foi um dos maiores e mais desconhecidos heróis, em 23 de setembro de 1983 ele conseguiu descobrir um erro gravíssimo nos sistemas de monitoramento antiaéreo soviéticos, impedindo que um alarme falso se transformasse em uma guerra nuclear mundial.

Naquele dia, pouco depois da meia-noite, o sistema detectou vários mísseis disparados pelos Estados Unidos em direção a União Soviética, Petrov acreditava que o sistema computadorizado estava errado, mas não tinha mais outras fontes de informação para poder confirmar as suas suspeitas.

Percebendo que se ele estivesse equivocado, mísseis nucleares logo estariam a chover sobre a URSS, Petrov decidiu confiar na sua intuição e declarou as indicações do sistema como alarme falso. Após um breve momento, ficou claro que seu instinto estava certo. A crise fez nele grande pressão e muito nervosismo, mas o juízo de Petrov foi correto. Uma guerra nuclear de escala total tinha sido evitada.

Naquela noite, não estava agendado para Petrov estar de guarda. Se ele não estivesse lá, seria possível que um outro oficial no comando tivesse feito a decisão contrária.

Posteriormente, foi determinado que o alarme falso foi causado por reflexos solares em nuvens que sobrevoavam os Estados Unidos.

 

Fonte: wikipédia

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios