missoshiru previne o câncer de mama

O missoshiru previne o câncer de mama

Sopa de missô (ou misoshiru) é um prato típico da culinária japonesa, consumido diariamente e com frequência pelos japoneses. Normalmente é preparado com soja, hondashi, tofu, cebolinha; algumas vezes acrescentam-se outros legumes.
Pesquisa realizada no Japão em 2003 constatou que o missoshiru pode reduzir o risco de câncer de mama, segundo os pesquisadores do Centro Nacional de Câncer do Japão que acompanharam os hábitos alimentares de 21,8 mil mulheres entre 40 e 59 anos por dez anos.

Três tigelas

Eles descobriram que as mulheres que tomavam mais de três tigelas de missoshiru por dia tinham 40% menos chance de ter câncer de mama do que aquelas que tomavam apenas uma tigela diária.

As que tomavam duas tigelas por dia reduziam as chances de câncer em 26%.

Os grãos de soja contêm isoflavonas, susbtâncias encontradas em plantas que agem como o hormônio feminino estrogênio.

Acredita-se que elas previnam o câncer porque elas tomam a função do estrogênio, mas sem causar seus efeitos cancerígenos.

As isoflavonas são encontradas em outras plantas, mas estão mais concentradas nos grãos de soja.

Outros estudos

Estudos de laboratório já tinham indicado que as isoflavonas inibem o desenvolvimento de câncer de mama, mas as pesquisas anteriores sobre alimentação à base de soja não tinham chegado a nenhuma conclusão definitiva.

“A tendência de redução no risco de câncer de mama foi observada, mas são necessários mais estudos para confirmá-la”, afirmou Seiichiro Yamamoto, líder do grupo que fez a pesquisa no Japão.

Ele disse, no entanto, que tomar missoshiru demais não é recomendável por causa da grande quantidade de sal na sopa.

A pesquisa foi publicada na edição online do Journal of the National Cancer Institute.

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios