O que é o Daruma?

No Japão, onde é conhecido como Daruma (em japonês だるま), é comum encontrar em residências japonesas, é um símbolo de boa sorte, o nome niponizado vem de “Dharma” que representa Bodhidharma, um monge da Índia que fundou o Zen Budismo na China. Ele atingiu a “iluminação” budista após meditar por um período de nove anos.

Dizem que ele permaneceu sem mover ou fechar os olhos. Durante o processo, o monge removeu suas pálpebras de modo que ele não dormisse durante a meditação, e seus membros atrofiaram pelo desuso nos nove anos de meditação.

Sua grande vontade de atingir um objetivo o tornou um símbolo ideal da realização de um desejo.

Geralmente as pessoas presenteiam o Daruma à alguém, sendo que o presenteado é responsável por pintar os olhos, veja como:

• Pinta-se somente um olho e faz-se um pedido

• Quando o pedido for realizado, o segundo olho deve ser pintado

• Depois de algum tempo, segundo a tradição, queima-se o boneco.

Isso é feito para que o  espírito (kami) saiba que não foi esquecido, nem desistido dele e do pedido.
O Daruma é geralmente pintados de vermelho com as características do monge. Eles são redondos, sem braços, pernas e olhos, e eles têm seu peso concentrado na base para nunca tombarem. Dessa forma, ele simboliza a perseverança em tempos são difíceis. Devido a esse fato, eles são conhecidos no Japão como um talismã, trazendo sorte e sucesso para as pessoas.

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios