Por que os adolescentes japoneses são tão tristes?

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Os adolescentes japoneses estão ficando para trás em relação a outros países em bem-estar e felicidade.

Essa é uma das conclusões de um novo relatório sobre bem-estar educacional publicado recentemente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – com a conclusão de que dos 35 países da OCDE, apenas adolescentes sul-coreanos e turcos classificaram sua satisfação com a vida mais baixa do que os jovens japoneses.

Adolescentes japoneses também estavam acima da média em indicadores gerais de ansiedade e bem abaixo da média de motivação para ter sucesso na escola.

Esta descoberta faz parte de uma pesquisa com 540.000 jovens de 15 anos em 72 países, indica um padrão preocupante em todo o mundo: economias avançadas têm níveis mais baixos de bem-estar do que se poderia esperar de sua prosperidade material e liberdades – particularmente entre os jovens.

Embora o relatório concluísse que os jovens em todo o mundo tinham uma visão amplamente internacionalista e liberal, também mostrou que os jovens no Japão tinham o menor bem-estar mental de todos os países pesquisados ​​- particularmente preocupante, pois os números de 2014 deram o suicídio como a principal causa de morte entre os jovens de 10 a 19 anos do Japão.

Em qualquer interpretação, essas descobertas causam preocupação – levando à questão urgente de como o bem-estar dos adolescentes japoneses podem ser melhorados.

Primeiro, os resultados do relatório da OCDE mostram que o nível de realização educacional, a quantidade de tempo que as crianças passam estudando e a frequência dos testes são todas independentes do bem-estar.

Uma descoberta importante é que os alunos cujos pais relataram passar tempo conversando com seus filhos diariamente ou comendo uma refeição principal com seus filhos à mesa tinham entre 22% e 39% mais chances de relatar altos níveis de satisfação com a vida.

A vitimização do bullying também é menos frequentemente relatada por estudantes que disseram que recebem apoio dos pais quando enfrentam dificuldades na escola.

Além disso, os estudantes nas escolas com níveis de bem-estar acima da média relataram muito mais apoio dado pelos professores do que aqueles nas escolas com bem-estar abaixo da média.

Indícios intimamente relacionados à razão do baixo bem-estar mental do Japão são encontrados em algumas das outras respostas dos jovens japoneses.

Os adolescentes japoneses relataram que “trabalhar duro / ajudar-me a progredir na vida” era o seu valor mais importante – e mais escolhiam isso do que em qualquer outro país, exceto a Coreia do Sul (também baixa nas apostas de bem-estar).

Adolescentes japoneses também foram os menos propensos de todos os 20 países a pensar que fazer uma contribuição para a sociedade em geral era importante.

É fácil ver como essas crenças, combinadas com a falta de oportunidade, podem produzir um estado pessimista sobre as chances de uma vida bem-sucedida ou significativa.

Embora possamos fazer pouco como indivíduos para afetar o estado da economia, é possível considerar como nossas relações familiares, as demandas de nossa cultura e sistema educacional e nossas oportunidades de descanso afetam nosso bem-estar.

A felicidade pode não ser redutível a uma lista de condições prescritivas, mas há espaço considerável para que políticas baseadas em evidências orientem as instituições japonesas a promover o bem-estar o máximo possível, buscando atenuar o impacto de áreas que permanecem fora de sua influência.

Fonte: Japan Times

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