Robô ciclista japonês

No Japão o inventor Masahiko Yamaguchi criou um robô que pode equilibrar, orientar e corrigir-se ao andar em uma bicicleta-engrenagem fixa.

“Uma característica deste robô é, ele pedalar a bicicleta com seus próprios pés, e mantém o seu equilíbrio apenas usando o guidão. Eu acho que esta é provavelmente a primeira do mundo.”

“Eu estou interessado em inteligência artificial, e, nesse contexto, acho que a inteligência e as habilidades têm igual valor. Então, o meu propósito em criar este robô foi aliar a inteligência do lado de habilidades. Então eu decidi considerar o ciclismo como a habilidade, e construir um robô de bicicleta “.

Este sistema do robô consiste de um robô de duas patas e uma bicicleta feito por Yamaguchi. Para detectar o quanto o robô está se inclinando, o giroscópio TAG201 de Tamagawa Seiki é usado. Com base nos dados de inclinação, um método chamado controle PID é usado para controlar o movimento de balanceamento do robô.

“Há uma placa de controle na mochila. Isso precisava ter uma alta velocidade de processamento, então eu fiz o minha própria placa usando o núcleo do processador SH7125.”

“O controle PID é um método de controle clássico. Ele é usado para calcular o quanto pode girar o guidão quando o quadro se inclina. Além disso, o robô precisa decidir qual direção ir em, portanto, usar um controle remoto para instruí-lo. “

O sistema tem duas velocidades. Porque não há nenhum freio, o robô para colocando seus pés fora dos pedais e colocá-los no chão.

“Com uma bicicleta comum, a roda traseira continua girando mesmo quando você parar de pedalar. Mas, em uma moto-engrenagem fixa, não há catraca, então quando você parar de pedalar, a roda traseira também para. Normalmente, isso torna mais difícil, mas com este robô, que também tem um efeito de travagem, de modo que um moto-engrenagem fixa é mais conveniente. “

“A partir de agora, eu gostaria de vincular a habilidade deste robô para sua inteligência. Eu, pessoalmente, não gosto de usar um controle remoto para o robô. Eu gostaria de fazer o robô inteligente o suficiente para montar por si só. Este sistema é o primeiro passo para fazer isso “.

Fonte: http://www.diginfo.tv

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios