Robô “R-cloud” ajuda na reabilitação

No laboratório do Professor Associado Toshiaki Tsuji na Universidade de Saitama desenvolveu o R-cloud, um robô de apoio à reabilitação que permite aos usuários visualizar como os seus próprios músculos se movem durante a reabilitação e treinamento.

“Este robô de apoio à reabilitação é usado para fortalecer os braços. Os componentes móveis usam os músculos pneumáticos, e fornece apoio com movimentos suaves, por isso é muito seguro. Outro diferencial é o processamento de sinais tátil, uma técnica que estima a força muscular durante o treinamento e torna esta informação visível. Ele também tem uma característica que quantifica e avalia o efeito do treinamento “.

R-cloud calcula os movimentos musculares sutis e quantifica isso em dados, que permite aos fisioterapeutas para fornecer instruções precisas sobre o movimento, e os pacientes confirmam os seus próprios movimentos.

“Este robot tem um sensor de força e um sensor para medir o ângulo do braço. Com base nos dados recolhidos a partir destes sensores, os cálculos são feitos na força de contração do músculo dentro do braço, bem como a quantidade de calorias consumidas por cada músculo durante treinamento. O robô está equipado com tecnologia que quantifica o grau de eficácia do treinamento. Além disso, usamos a tecnologia de realidade aumentada para tornar estes resultados visíveis “.

“Nós gostaríamos de ver esses robôs usados ​​para o tratamento de reabilitação em hospitais, lares e casas particulares depois de uma lesão, ou para uso como uma medida preventiva antes da lesão.”

Fonte: http://www.diginfo.tv

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios