Saiba como funciona o seguro de veículos no Japão

acidente no japão

Qual é o seguro que cobre os prejuízos de um acidente de trânsito?

JIDOUSHA SONGAI BAISHO SEKININ HOKEN (JIBAISEKI HOKEN)

O JIBAISEKI ou seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores tem por finalidade amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o Japão, indiferente de quem seja a culpa do acidente.
Todo proprietário de veículo e motocicleta deve obrigatoriamente estar registrado neste seguro.
É o seguro obrigatório que garante a cobertura básica da indenização por morte, invalidez permanente e despesas médicas a todos os envolvidos em um acidente de trânsito, sejam pedestres, pessoas transportadas em outros veículos, passageiros do veículo causador do acidente, os condutores e dependentes. Este seguro não cobre os danos materiais.
CONDUZIR UM VEÍCULO SEM SEGURO OBRIGATÓRIO É CRIME !

Se você causar um acidente de trânsito e o automóvel não estiver inscrito no Seguro Obrigatório, o motorista terá que arcar com todas as despesas e perderá o direito de receber as indenizações previstas por lei. E mesmo que o automóvel esteja inscrito em um seguro opcional (Nihoken), a seguradora não arcará com as despesas que deveriam ser cobertas pelo seguro obrigatório.
Ao fazer o licenciamento obrigatório do veículo ou da motocicleta, o seguro obrigatório deve ser renovado por um período que cubra o tempo de validade do licenciamento (shaken). Pedimos atenção especial para o período de renovação do seguro obrigatório das motocicletas até 250cc porque como elas não precisam renovar o shaken (inspeção obrigatória), você pode esquecer de renovar o seguro.
E ainda, vítimas de acidentes de trânsito cujo os veículos envolvidos não tenham seguro ou casos em que o condutor não prestou socorro e fugiu do local, podem solicitar auxílio de programas do governo.

Seguro Facultativo (Niihoken)

Estes seguros existem para complementar a cobertura dos gastos provocados pelo acidente e são oferecidos de forma facultativa pelas seguradoras privadas.
O seguro obrigatório (jibaiseki) não cobre os danos materiais e possui limite para pagamento de indenizações com tratamento médico e reembolso de despesas hospitalares.
Já o seguro facultativo garante ao segurado as coberturas dos prejuízo tanto materiais quanto físicos em razão de danos causados acidentalmente pelo uso do automóvel ou resultante da ação de terceiros. Diferente do Jibaiseki, o valor dos prêmios muda conforme o contrato, isto é, da importância segurada, das coberturas adicionais, da idade do motorista, do modelo do carro e outros.
Pesquisar os planos, os tipos de cobertura e a idoniedade da empresa que irá contratar é muito importante. Procure uma seguradora que ofereça as condições e as coberturas que você deseja !

Consultas Gratuitas sobre Acidentes de Trânsito

Este centro de consultas oferece orientação sobre acordos extra-judiciais, solicitações de pagamento de indenização e transmite informações sobre as leis de trânsito, coberturas oferecidas pelo seguro obrigatório e outros. Consultores especializados acompanham os casos de forma imparcial para que as partes envolvidas não se sintam prejudicadas e possam fazer um acordo amigável o mais breve possível. O atendimento é totalmente gratuito e sua identidade rigorosamente protegida.

fonte: http://www.gtia.jp/kokusai

Saiba como proceder em caso de acidente de trânsito no Japão, acessando o link abaixo:

https://whatsjap.com.br/como-proceder-em-caso-de-acidente-de-transito-no-japao/

Como proceder em caso de acidente de trânsito no Japão

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios