Saiba por que tirar os sapatos ajuda à saúde

suripa

No Japão é hábito tirar os sapatos antes de entrar em qualquer local, seja uma residência, local público ou privado, parece estranho no começo, porém esse hábito evita a contaminação do ambiente e facilita a limpeza, pois muitos locais usam o tatame como piso, também dormem sobre o tatame (não é comum usar cama).

Agora a ciência explicou o porquê este costume é muito importante, evitando levar germes para dentro de casa. E o alerta é maior ainda para você que têm criança que engatinha pelo chão.

Quais bactérias você está levando para casa?

Os pesquisadores dos estados unidos, descobriram que em cerca de 40% dos sapatos, transportem uma bactéria chamada Clostridium difficile. Estes esporos são muito difíceis de tratar. Descobriram também, que a bactéria se espalha pela casa, e não ficando apenas no chão onde o sapato pisou.

O problema é que a bactéria é resistente a maioria dos antibióticos que existem no mercado. Isso faz a bactéria se proliferar e ir para o intestino, causando cólicas horríveis que são muito difíceis de tratar pela resistência aos antibióticos. Você não gostaria de ter esta bactéria em sua casa, gostaria?

O que mais existe em baixo dos sapatos?

Bom, existirá poeira, cocô de pássaro, cocô de cachorro, terra, e este lugar se forma um lugar muito propenso para proliferação de bactérias.

“Isso significa que as bactérias nocivas podem sobreviver em seus sapatos por dias ou até semanas.” – Dr. Reynolds, microbiologista da Universidade do Arizona

Os pesquisadores descobriram cerca de 421 mil tipos de bactérias em solas de sapato. A maioria dela, causa grande desconforto intestinal, e vômitos e diarreia, deixando o paciente com mal estar por alguns dias. Existem ainda bactérias que fazem mal ao pulmão e que podem causar pneumonia quando não tratadas.

O que fazer para ter uma casa limpa e saudável?

Tirando seus sapatos antes de entrar em casa. Você vai precisar limpar a casa com menos frequência e além dos seus sapatos durarem mais, bem como o piso de sua casa. Mantenha uma sapateira perto da porta para que os convidados também façam isso.

Outro ponto positivo, é que as crianças poderão rolar no chão sem nenhuma preocupação, além de você andar descalço e estimular pontos de pressão nos seus pés.

E finalmente, seus vizinhos do prédio ficarão felizes por não haver barulho de sapatos em cima de suas cabeças quando você andar.

Fonte: http://www.curiosidadecientifica.com.br

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios