10 hábitos estranhos do Japão

Tirar os sapatos

suripa

No Japão é hábito tirar os sapatos antes de entrar em qualquer local, seja uma residência, local público ou privado, parece estranho no começo, porém esse hábito evita a contaminação do ambiente e facilita a limpeza, pois muitos locais usam o tatame como piso, então, já percebeu como seria ruim?

Sair com máscaras na rua

mascaras no japão

No Japão é comum as pessoas andarem na rua com máscaras (tipo de hospitais), geralmente quando estão gripadas ou com alergias respiratórias, inicialmente parece estranho, mas esse hábito reduz  a contaminação de outras pessoas.

Vaso sanitário estilo japonês

vaso sanitário japonês

Os vasos sanitários modelo japonês são de agachar (ficar de cócoras), esse modelo é muito desconfortável em relação ao modelo ocidental, mas segundo pesquisas, essa posição evita inflamações no reto, como hérnias e hemorróidas

O volante do lado direito

volante ao contrário

Para que dirigiu algum veículo no Japão pela primeira vez é um susto, pois os volantes são ao contrário da maioria dos países (poucos países tem o volante no lado direito), consequentemente o trânsito usa a mão esquerda, é confuso no início, mas aos poucos se acostuma.

Pachinko

pachinko

É uma espécie de cassino, mas as máquinas que se assemelham a um cruzamento entre pinball e slot machine, e O jogo de azar é ilegal no Japão, mas o pachinko é considerado uma exceção e tratado como uma atividade de lazer.[12] Embora dar diretamente prêmios em dinheiro no pachinko seja ilegal, é possível para os pachinkos recompensar os jogadores com fichas de ouro que podem ser vendidas por dinheiro em centros de troca próximos.

O inglês niponizado

wasei-eigo

Muitos fonemas usados na língua inglesa estão ausentes na língua japonesa, assim naturalmente as pronúncias pelos japoneses são quase incompreensíveis, exemplo: rabureta = love letter.

Tatuagem

no-tattoo

Em muitos locais públicos e privados é  proibido a entrada de pessoas tatuadas, pois as tatuagem carregam  o estigma da máfia japonesa (Yakuza), principalmente onsens, piscinas e até na contratação de uma pessoa.

Nudez

onsen

Em onsens (piscinas termais) e casas de banho é natural ficar nu em meio a outras pessoas e mesmo ao ar livre, homens e mulheres são separados, para eles é natural, mas para os estrangeiros no começo é um pouco constrangedor.

Sugar o macarrão (lâmen)

Japanese-Ramen-Slurping

Que já foi em um “Ramen-ya” nota que é corriqueiro ver e ouvir as pessoas sugando o macarrão, para os estrangeiros soa como falta de etiqueta, mas para os japoneses é um hábito normal, pois assim, esfria-se o macarrão e evita queimaduras na boca ou língua.

Usar shorts ou saia no inverno

students in winter

No Japão é comum as crianças usarem short ou saia no inverno, mesmo com neve, parece cruel, mas isso faz com que aumente a resistência do corpo ao frio. As mulheres adultas usam saia no inverno para evitar o bronzeamento.

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios