Floresta Brilhante em Shikoku

Há uma floresta encantada em Shikoku, Japão, onde cogumelos brilhantes criam um ambiente de fantasia (me fez lembrar do filme Avatar) por um curto período de tempo a cada ano. Estes cogumelos bioluminescentes surgem durante a estação chuvosa nas florestas do Japão.

Cerca de 10 variedades de cogumelos luminescentes estão no Japão, mas há muitos outros em outras partes do mundo.

Cada estação chuvosa no Japão que ocorrem  em junho -. Estes fungos surgem da podridão da madeira no chão da floresta e atrair centenas de visitantes de todo o locais. Como  os vagalumes, Hotaru ika (lulas luminescente) e outros chamados organismos bioluminescentes, esses cogumelos contem uma enzima conhecida como luciferese. Quando luciferese é oxidado (por exemplo, em contacto com o oxigênio), emite energia na forma de luz, o que faz com que organismos brilhem.

Por que o cogumelo gostaria de brilhar no escuro?

A vantagem de ter sua própria luz à noite, diz uma biológica da equipe de pesquisadores brasileiros e norte-americanos em um artigo na revista Current Biology, ela diz que sabe o porquê: é uma forma de publicidade.

O brilho bioluminescente é como um sinal de publicidade neon; no caso dos cogumelos, que está destinado a atrair insetos, que então podem espalhar os esporos dos cogumelos e lhes permitem reproduzir e se espalhar.

Fonte: https://www.pagalparrot.com

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios