Natto contém 100 vezes mais vitamina K2 do que o queijo

natto

Natto (なっとうou 纳豆) é um alimento tradicional japonês feito de soja fermentada, popularmente degustado no café da manhã. Sendo rico em proteínas, o natto foi uma fonte vital de nutrição no Japão feudal. Para alguns, o natto é único devido ao seu poderoso cheiro, sabor forte e consistência pegajosa..

Valor Nutricional

O natto tem um aroma característico que alguns acham repulsivo. Mas a soja viscosa é nutritiva. Durante a fermentação, são produzidas vitaminas B2 e K, além de minerais como ferro, cálcio e potássio. Além disso, o natto contém enzimas que ajudam na digestão. A nattokinase, uma enzima que dissolve coágulos sanguíneos, também é encontrada no natto.

A nattokinase ajuda a prevenir e a tratar as doenças do sistema cardiovascular relacionadas com a formação de trombos, ou coágulos, por dois mecanismos que se potenciam nos seus efeitos benéficos:

– Tem uma ação fibrinolítica, quer dizer, consegue destruir a fibrina, uma proteína que participa na formação dos coágulos perante um sangramento.

– Tem um efeito anti trombótico, quer dizer, é capaz de desfazer coágulos ou trombos.

A fermentação do natto produz calor e substâncias que inibem outras bactérias. Assim, quando preparado corretamente, o natto dura muito tempo. Numa experiência, os bacilos do natto foram cultivados com a enteropatogênica E. coli do tipo 0157, que costuma causar intoxicações alimentares fatais. A E. coli 0157 morreu. Mesmo assim, recomenda-se que o natto seja mantido sob refrigeração e consumido em cerca de dez dias, pois gradualmente seu sabor sofrerá alteração. Se fermentar demais, a soja dissolve-se completamente exalando um forte odor semelhante ao de amoníaco.

O valor nutricional do natto está se tornando mundialmente conhecido, e com isso ele vem ganhando mais popularidade. De fato, já existe no mercado o natto inodoro, para quem deseja evitar o cheiro.

Rico em macro e micronutrientes, o natto é fantasticamente nutritivo, o perfil nutricional de apenas uma xícara de natto incluem:
Proteína: 31,0 g, Manganês: 134%, Ferro: 84%, cobre: 58%, Magnésio: 50%, Cálcio: 38% , Potássio: 36%, Zinco: 35%, Fósforo: 30% e Selênio 22%

Contém 38% da quantidade diária recomendada de cálcio, comparado com o leite, que só fornece 29% da quantidade diária recomendada de cálcio, e é muito rico em ferro, potássio, cobre, zinco, fósforo, magnésio, manganês e selênio. É também muito baixo teor de sódio.

Em termos de vitaminas, uma xícara de natto fornece a seguinte (em valores diários recomendados):
Vitamina K: 51%,vitamina C: 38%, Riboflavina: 20%, Tiamina: 19%, Vitamina B6: 11%, Folato: 4%,  Ácido pantotênico: 4%

Um dos principais é que ele é rico em vitamina K (vitamina anti-hemorrágica) , o Departamento de Saúde Pública relata que Natto contém 100 vezes mais vitamina K2 do que o queijo! A importância do K2 é profunda porque, de acordo com o National Institutes of Health, é um componente-chave na manutenção da densidade mineral óssea de mulheres pós-menopáusicas que sofrem de osteoporose. Isto é especialmente boa notícia para os vegetarianos e vegans porque a vitamina K2 é geralmente obtida pela ingestão de carne e outros produtos animais.

Benefício

O primeiro benefício chave de vitamina K2 é a saúde do coração, o K2 ajuda a prevenir o endurecimento das artérias e insuficiência cardíaca. Dr. Weston Price observou que ele pode inverter a calcificação arterial e evitar a degeneração neurológica relacionada com a idade, a vitamina K2 também ajuda a evitar as pedras nos rins.
Uma razão natto não provoca desconforto gastrointestinal como a soja tradicionalmente faz é por causa da nattokinase enzima. Criado durante o processo de fermentação, Nattokinasa é usado para uma variedade de fins medicinais:

  •     Beribéri (deficiência de vitamina B)
  •     Câncer
  •     Síndrome da fadiga crônica
  •     endometriose
  •     fibromialgia
  •     Infertilidade
  •     Dor
  •     Espasmos musculares
  •     Miomas uterinosBenefícios ProbióticosOutro benefício do natto para saúde é que ele é rico em probióticos. Bacillus subtilis, são bactérias adicionadas à soja a fim de criar o natto. A função fundamental é que ela produz enzimas, que são utilizados para reduzir a coagulação do sangue e produz vitamina K e vitaminas do complexo B. Em um época da história, foi usada como um antibiótico de largo espectro.A pesquisa conduzida pelo Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia revela que o Bacillus subtilis suplementares melhoram os sintomas da síndrome do intestino irritável. É também utilizado para:
    O tratamento de condições gastrointestinais.
    Prevenir doenças alérgicas.
    Combater o câncer.
    Aumentando reacção imunitária de células intestinais.

    Posteriormente, quando natto é comido regularmente, estes são alguns dos benefícios a saúde mais comuns:
    Eficaz contra níveis elevados de colesterol.
    Eficaz contra a osteoporose.
    Combate  a fibromialgia.
    Reduz a pressão arterial e melhora a circulação.
    Menor risco de câncer de cólon.
    Menor risco de câncer de mama.
    Impede acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e doença cardíaca.
    Previne doenças por deficiência de vitamina.
    Reduz os sintomas associados com a menopausa.
    Alivia a constipação.

    O Instituto de Tecnologia dos EUA relata que os alimentos geneticamente modificados tem mais de 65 riscos de saúde, que inclui, desde danos intestinais até a morte. No entanto, neste momento, ninguém sabe realmente o que irá significar para a nossa saúde. Eles estão apenas no mercado há 30 anos e não há estudos de longo prazo que tenham sido realizados durante a vida de uma pessoa. A verdade é que as pessoas que comem transgênicos  são a experiência científica e só podemos esperar e ver o quão prejudicial são realmente.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org e https://draxe.com/natto/

 

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