Aprendendo Kanji (Introdução)

Olá amigo(a)! Parabéns para todos que concluíram o curso Hiragana e Katakana e estão iniciando esse nova etapa de aprendizado, mas se você está começando agora, seja Benvindo.

Espero contribuir de alguma forma para o seu aprendizado, que esse material lhe ajude a conquistar seus objetivos e melhorar a vida dos brasileiros que residem e trabalham no Japão.

Conheço bem essa realidade, trabalhei durante 10 anos no Japão, atualmente muitos brasileiros tem filhos em idade escolar e enfrentam muitas dificuldades de aprendizado  e adaptação, para melhorar essa realidade disponho esse material e também o material para download do "projeto Tucano" do Centro de Educação e Pesquisa Multilinguísticas e Multiculturais da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio.

O curso de Kanji inicia-se a partir da próxima semana (20/06/2015), onde serão ensinados 10 kanjis por semana, esses kanjis serão baseados no material do projeto Tucano para maior didática, ressalvo que somente serão os kanjis e não o conteúdo, pois o material é pertencente ao Projeto Tucano, assim espero que ajudem a todos nós nesse objetivo.

DICAS DE ESTUDOS:

Essas dicas já foram mencionadas nos cursos de hiragana e katakana, mas vale lembrar novamente:

1) Determine o PORQUÊ: É óbvio que todos tem um objetivo, mas esse objetivo deve estar claro em sua mente, estimulando e motivando o aprendizado nos momentos difíceis (cansaço e desânimo) e planeje seu(s) objetivo(s) baseado nesse PORQUÊ.

2) Aja AGORA: A procrastinação é um veneno tanto para o aprendizado como na vida de uma pessoa, deixar para depois algo que pode ser feito agora, é perda de tempo. Então siga meu conselho, comece AGORA, e verá que valerá a pena.

3) Tenha FOCO: Uma lanterna diversa a luz para várias direções,desperdiçando muita energia, já um feixe de luz, concentra toda sua energia em um foco, faça como um feixe de luz, foque primeiro em um objetivo.

4) Vença o COMODISMO: Esqueça o medo de errar, todo mundo que foi iniciante em uma língua já passou por situações embaraçosas.

5) Fale SOZINHO: Quando você não tem alguém para treinar, essa opção é muito boa, reforça frases e palavras novas na sua mente, além de encorajar você e a falar com mais fluência.

6) Crie o HÁBITO: Velho ditado: "O hábito faz o monge", a prática contínua fortalece a sua memória, pois formam conexões estáveis e duradouras na sinapse, entre os neurônios que ficam em contato uns com os outros. Então pratique e repita, e faça disso um HÁBITO.

7) Seja CRIATIVO: Invente uma maneira divertida de aprender brincando, crie cenas divertidas em japonês, escreva um mangá, insira palavras em japonês no seu vocabulário cotidiano, escute músicas japonesas, etc.

8) IMERSÃO: Entre de cabeça no aprendizado, tente vivenciar as oportunidades de conversação e escrita, use o smartphone com dicionário, e vá em frente, você vai CHEGAR  LÁ.

9) Use a técnica POMODORO: De maneira simplificada, faça da seguinte maneira:
1) Determine um tempo de estudo (inicialmente 15 minutos)
2) Concentre-se somente nos estudos, desligue o celular, TV ou qualquer fonte de distração.
3) Inicialmente comece com 1 sessão de 15 min., depois aumente gradativamente até o 6 sessões.
4) Após cada sessão, presentei você mesmo com uma recompensa, pode ser um copo de café, uma barra de chocolate, assistir TV, etc. Fazendo dessa forma, o cérebro entende que uma coisa que não é prazerosa inicialmente torna-se devido a recompensa.

AVISO:

Material que pode ser utilizado livremente para download

"O Center for Multilingual Multicultural Education and Research da Tokyo University of Foreign Studies em convênio com a Empresa Mitsuibussan desenvolveu Material Didático para os alunos brasileiros que residem no Japão.
Para prosseguir os estudos das matérias escolares japonesas é necessário entender a língua japonesa, mas muitos alunos brasileiros enfrentam grandes dificuldades relacionadas ao idioma japonês. Para estes alunos, elaboramos o material de matemática com o objetivo de promover o estudo da matéria juntamente com o estudo do idioma japonês. No material de kanji, utilizamos muitas ilustrações para que o estudo seja mais divertido.

* OBS. Este Material Didático foi elaborado tendo como público alvo os alunos brasileiros que estudam nas escolas públicas japonesas, portanto, pretendemos auxiliar os estudos dos conteúdos didáticos e do idioma japonês. Este material não corresponde ao currículo brasileiro nem tem o objetivo de estudar os conteúdos escolares em Língua Portuguesa."

Fonte: http://www.tufs.ac.jp/common/mlmc/kyouzai/brazil/por/

Para ter acesso ao material que está no formato PDF, é necessário ter o programa Acrobat Reader. Quem não tivé-lo, por favor, faça o download gratuito no site do Adobe Systems Incorporated, clicando em download.

adobe_reader

Downloads

  • Meu Amigo Kanji1
    Meu Amigo Kanji1

    Meu Amigo Kanji - 80 Kanjis é um material com muitas ilustrações para que os alunos, mesmo tendo dificuldade em kanji, possam aprender, com alegria, os kanjis ensinados na 1ªsérie.
    O material poderá ser utilizado como exercício de fixação ou complementação dos estudos e também para que os alunos que terminaram o estudo inicial de kanji possam prosseguir o estudo com alegria. Acredita-se que se os alunos acharem que o estudo de kanji é interessante, eles poderão obter um bom desempenho.

  • Meu Amigo Kanji2
    Meu Amigo Kanji2

    Meu Amigo Kanji - 160 kanjis é um material para que os alunos possam aprender, de maneira alegre e divertida, os kanjis ensinados na 2ª série. Utilizando um vocabulário em japonês semelhante ao usado durante as aulas normais da escola japonesa, desejamos que este material possa servir de auxílio para o estudo na sala de aula. Os alunos que já perceberam as características dos kanjis, mas ainda apresentam dificuldades com o idioma japonês conseguirão aprender de maneira alegre e divertida.

  • Meu Amigo Kanji3
    Meu Amigo Kanji3

    Meu Amigo Kanji - 200 kanjis é um material composto de conteúdos que são ensinados na 3ª série e tem por objetivo a aprendizagem pelos alunos de maneira alegre e divertida. Nessa fase, além das palavras formadas por um único kanji, aparecem também muitas palavras formadas por dois ou mais kanjis com sentido abstrato. Para que o aluno possa entender o sentido da palavra na frase, elaboramos exercícios de leitura no final de cada unidade.
    Provavelmente, ao perceber que “o estudo de kanji” está ligado à “compreensão da frase”, os alunos ficarão mais motivados. Desejamos que esta motivação faça com que o aluno tenha vontade de estudar cada vez mais.

Se você gostou, clique no botão para compartilhar

Baixe o nosso aplicativo com alguns cliques, e entre na nossa comunidade.

CLIQUE AQUI

Saiba onde estão as escolas brasileiras no Japão!

CLIQUE AQUI

Acesse a nossa página do facebook, de opiniões, sugestões e informações a nossa comunidade.

CLIQUE AQUI