Onde posso obter um cartão de residência?
Emissão de Cartão de Residência
Departamento de Imigração do Japão
Se você for um “residente de médio a longo prazo” (período de estadia acima de 3 meses) ao entrar no Japão, receberá um cartão de residência (zairyū kādo / 在 留カード) no aeroporto ou porto marítimo, com algumas exceções.
Para aqueles que não se qualificam como residentes de médio a longo prazo, como residentes de curta duração, ao solicitar e obter aprovação para mudança de status ou período de residência no Departamento de Imigração, um cartão de residência será emitido. Para detalhes específicos sobre o procedimento, entre em contato com o Departamento de Imigração.
Solicitação de Emissão e Renovação
Para novos pedidos e renovações devido à data de validade do cartão, você deve se dirigir ao Escritório Regional de Serviços de Imigração.
Isso também se aplica a casos em que não há uma data de validade especificada no cartão de residência.
Alterações no Cartão de Residência
Se houver alguma mudança nas informações do seu cartão de residência, como nome (incluindo a adição de kanji) ou data de validade do período de permanência, você deve notificar o escritório Regional, especialmente se você possuir um cartão My Number.
Notificação do Local de Residência
Escritório da Ala, Filial, Filial Especial de Toyosu
Quando você define um local de residência no Japão, deve apresentar o cartão de residência (ou certificado de residente permanente especial) no balcão da prefeitura da cidade.
O endereço será registrada no verso do seu cartão de residência.
Mudança de Residência
Ao mudar-se para uma outra cidade, o registro de endereço deverá ser efetuado dentro de 14 dias após começar a residir na cidade.
Nesta ocasião, será necessário levar o comprovante de notificação de saída (tenshutsu shomeisho), da Prefeitura da cidade anterior.
Até a alteração do endereço não será possível efetuar outros trâmites, tais como inscrição para o Jido Teate, Kokumin Kenko Hoken, etc.
Exceções
- Quando se hospedar por um curto período, como alguns meses de trabalho ou residência temporária.
- Ao ficar em locais onde não é possível se registrar como residente, como hotéis.
Documentação Necessária
- Documentos que verifiquem a identidade do notificador.
- Cartão de residência.
- Procuração (se o procedimento for solicitado por alguém que não seja o próprio residente ou um parente do mesmo domicílio).
Quem Pode Notificar
- O próprio residente.
- Parente do mesmo agregado familiar.
- Representante com uma procuração válida.
Prazo para Notificação
Você deve notificar o estabelecimento de um novo endereço no prazo de 14 dias.
Este guia cobre os procedimentos essenciais para a emissão e renovação do cartão de residência, assim como a notificação do local de residência. Certifique-se de cumprir todos os requisitos para manter sua situação regularizada no Japão.