Abrir seu próprio negócio em um país estrangeiro às vezes pode parecer difícil. Talvez você queira abrir um restaurante, uma pequena escola de idiomas ou simplesmente fazer um pouco de dinheiro como freelancer, você sabia que existe uma forma extremamente simples de abrir seu negócios?

É chamado de kojin jigyo (個人 事業), ou Negócio Individual, é parecido com o MEI do Brasil (Micro empreendedor Individual). Nessa categoria você pode declarar-se como um kojin jigyo a qualquer momento, gratuitamente e sem limitações de receita.

 

Quais são as vantagens de ser um kojin jigyo?

– Você pode abrir com qualquer quantia de dinheiro, e suas perdas podem ser deduzidas de suas receitas quando você fizer as suas declarações fiscais.

-Tudo o que você precisa fazer é acompanhar suas receitas e despesas e declará-las em seu kakutei shinkoku (Declaração de imposto de renda) uma vez por ano entre fevereiro e março.

Por estas razões, é uma forma muito comum de negócios para restaurantes, escolas de idiomas, empresas de importação/exportação e pessoas que trabalham como freelancers ou consultores.

O único risco de ser um kojin jigyo é que sua responsabilidade é ilimitada, mas se você estiver no controle de suas despesas, isso não será um problema.

 

Como eu me declaro como um jigyo kojin?

É extremamente simples! Basta preencher este formulário em duas vias, imprimi-lo e enviá-lo para o escritório fiscal mais próximo ( formulário abertura jigyo kojin – em japonês). Veja o vídeo no youtube de como preencher o formulário.

Uma vez feito isso, apenas certifique-se de manter todos os seus pagamentos registrados, caso alguém venha a perguntar.

Uma ótima coisa sobre o kojin jigyo é que suas despesas, que sejam relevantes para o seu negócio até certo ponto, podem ser deduzidas de suas receitas, o que potencialmente significa que pode ajudá-lo a pagar menos em impostos.

Por exemplo, você comprou um novo laptop (seja qual for o negócio), você pode registrar esta compra como uma despesa de negócios, mesmo que você use principalmente o laptop para navegar em sites aleatórios ou jogar!

Isso também funciona para coisas como transportes (você precisa sair e ver clientes, não é?) Ou mesmo o café que você bebe se você trabalhar como professor particular.

Claro, se o seu negócio decolar e você começar a contratar funcionários e querer limitar a sua responsabilidade, você precisará se incorporar em algum momento e começar um KK (株式会社 – kabushiki kaisha).

Dito isto, o kojin jigyo é um excelente ponto de partida e ainda é relevante para uma série de empresas não tão pequenas.

Para as pessoas que desejam saber mais detalhes de como abrir uma empresa individual, acesse o site http://abrirempresanojapao.com/ e entre em contato com o Yuji.

Fonte: http://www.gaijin-web.com/starting-a-small-business-in-japan-as-a-kojin-jigyo

 

 

    1 Response to "Como abrir um pequeno negócio no Japão"

    • Rodrigo

      Bom dia e parabéns pela matéria. Sou func. Público e me aposento em 10 anos e tenho o sonho de morar no Japão. Sei que é quase impossível pra mim que sou 100% brasileiro(embora japonês de coração) e seu texto me deu um pouco de esperança. É possível abrir uma empresa como kojin jiogyo não tendo nenhum laço com o Japão como residencia ou fescendencia?

Leave a Reply

Your email address will not be published.